Por que muitas Metas não são atingidas como planejadas?
- Nelson C Ribeiro
- 17 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2023

Tenha foco, vá além do operacional. Dê aos seus funcionários poucas metas realizáveis e cobre-os constantemente em tempo razoável.
Muitas companhias ainda falham, quando falam em metas e cobranças consistentes.
Por que é tão difícil chegar nos resultados uma vez estabelecidas as metas? Porque as metas devem ser poucas, com números representativos para o setor. Devem ser atingíveis e não utópicas, e mensuráveis em tempo hábil, pois “jornal velho, ninguém quer ler”.
A meta é uma oportunidade e um desafio para cada gestor da empresa. Ela não pode ser um número qualquer, distribuído ao acaso, mas sim uma tarefa individual, derivada de um objetivo maior, que a empresa busca.
No final todos os gestores da empresa estão em um barco único e necessitam remar juntos em sincronia, com esforços similares, buscando cada um, na sua área, o objetivo único da empresa.
Normalmente e corretamente, as definições de metas se iniciam de cima para baixo (top down) e, depois, se ajustam de baixo para cima, de forma que todos estejam alinhados com os objetivos dos sócios.
Portanto não basta só impor as metas. Depois de elaboradas, as metas de cada área devem ser apresentadas e discutidas com os gestores correspondentes a fim de torna-las exequíveis com os esforços de cada área.
Enfim, para o sucesso da empresa, as metas devem ser desafiadoras, porém, não impossíveis de serem atingidas.
RESUMO:
As metas precisam ser:
1. estar alinhadas com objetivo e valores da empresa;
2. mostrar os pontos de oportunidades para melhorias contínuas;
3. desenvolver os recursos humanos;
4. promover o investimento contínuo;
5. convergir em resultados únicos.
As metas devem ser:
1. Poucas;
2. desafiadoras;
3. atingíveis;
4. mensuráveis em tempo correto.
Boa semana!
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