Porque as empresas quebram
- Nelson C Ribeiro
- 19 de jan.
- 2 min de leitura

Grandes empresas abrem falências após anos de vida no mercado.
A ascensão, o declínio e o fracasso fazem parte da história de renomadas empresas devido a má gestão e mudanças do mercado.
A negação da crise, o excesso de confiança no sucesso do passado, o desprezo pela ajuda externa é a principal causa do fracasso.
Sem contar com os problemas externos à gestão da empresa, como crises financeiras, colapsos do mercado. Existem grandes motivos comuns que levaram a quebra de empresas gigantes:
· excesso de confiança, achando que sabe tudo, pois criou a empresa do zero;
· a busca pelo crescimento, ausência de análise de viabilidades e investimentos inoportunos;
· o desvio de foco, muitos riscos desnecessários e metas ousadas;
· a mudança do mercado setorial;
· ausência de sucessores, busca de poder problemática, estresse organizacional, desgaste de equipe;
· caixa fácil, gastos pessoais excessivos, interesses particulares;
· a cultura da negação do risco e a demora no pedido de ajuda;
· culpar o exterior ou os outros pelo fracasso;
· em busca da bala de prata, aposta-se na sorte de uma virada;
· a falta de uma cultura organizacional sólida e de investimento em tecnologia.
Claro que se pode fazer muita coisa e é possível sair desta crise, existem formas e empresas especializadas em executar esta cura, mas as opções de salvar as empresas vão se esgotando com o passar do tempo e pela falta de atitude.
Há muitos exemplos de empresas que no passado foram gigantes e líderes em seus setores e que simplesmente sumiram ou viraram apenas lembranças do que já representaram um dia:
· Pan Am;
· Grupo Matarazzo;
· Enron;
· Toys R Us;
· Lehman Brothers;
· Sears;
· Mappin;
· Mesbla;
· Chase Manhatan;
· Columbia Pictures;
· Kenwood;
· Norton;
· Fannie Mae;
· Blockbuster, etc.
A história está repleta de exemplos de empresas que, um dia, dominaram seus mercados e hoje são apenas lembranças e por que isso acontece? É importante aprender com os erros dessas grandes empresas, para que as companhias de hoje possam construir um futuro mais sólido e sustentável.
A combinação de fatores internos e externos, como a negação da crise, a busca incessante por crescimento, a falta de adaptação às mudanças do mercado e a má gestão.
Bom dia.
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