top of page

A Difícil Tarefa de Empreender

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 4 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de jul. de 2023


ree

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, por essa razão, muitos projetos acabam no meio do caminho.

Criar e manter uma empresa vencedora exige estar atento a diversas informações internas e externas à empresa para que se possa tomar decisões mais corretas.

Temos que ter olhos bem abertos para dados de passados recentes e para possíveis fatos e cenários que possam afetar a empresa. Os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que constantemente estão buscando informações, inovações e melhores práticas advindas de profissionais e consultores de mercado.

A competência, a agilidade, o investimento correto e as rápidas alterações são atitudes fundamentais para a correção de rotas em um mercado em mudanças contínuas.

Cabe ao líder conhecer o passado de sua empresa, seu mercado concorrente e tendências futuras de seu negócio. Confrontar desejos de expansão com restrições e custo de capital e estar atento a rever e a alterar rotinas e/ou recursos operacionais como forma de obter as melhores práticas de mercado.

Outro ponto que se exige muita atenção é o capital humano existente, suas necessidades constantes de treinamentos, definições de metas e de substituições daqueles que não acompanham mais as atuais necessidades da empresa.

As dificuldades sempre serão diversas : financeiras, econômicas, tributária, políticas, tecnológicas, concorrenciais, humanas, localização, público-alvo, etc.

Portanto, o empreendedor deverá estar sempre muito atento para que se possa minimizar riscos e maximização seus resultados.

Quanto maior for o envolvimento do empreendedor na busca deste conhecimento contínuo, quanto mais objetivas forem as contratações de profissionais especializados (consultores, auditores), então os objetivos da empresa serão alcançados mais rapidamente.


Obrigado

Siga nosso site e rede e leia nossos artigos


bottom of page