A Inflação de Demanda: Quando o Dinheiro Sobe e os Produtos Ficam Escassos
- João F Clouzet
- 20 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.

A deterioração de uma economia pode ser verificada pela queda de seu índice de produção, pela ociosidade das indústrias, pelo nível de desemprego e, principalmente, pelos números inflacionários.
A inflação de demanda, também conhecida como inflação de demanda agregada, acontece quando a vontade de comprar bens e serviços supera a capacidade da economia de produzi-los.
Imagine uma festa com pouca comida e muitos convidados famintos – todo mundo quer um pedaço, e o preço sobe! É basicamente isso que acontece na economia: mais dinheiro circulando do que produtos disponíveis.
Esse aumento da demanda pode ser causado por vários fatores, como gastos governamentais maiores, impostos menores, empréstimos fáceis ou qualquer coisa que aumente o poder de compra das pessoas. Se a produção não acompanha esse aumento da demanda, os preços sobem, causando inflação.
É importante lembrar que a inflação de demanda é só um tipo de inflação. Existem outros, como a inflação de custos (quando a produção fica mais cara) e a inflação embutida (baseada no que as pessoas esperam que aconteça com os preços no futuro).
Para controlar a inflação de demanda, os bancos centrais podem usar políticas restritivas, como aumentar as taxas de juros ou diminuir a quantidade de dinheiro em circulação. É como colocar um freio na festa para evitar que todo mundo fique sem comer!
Bom dia!
Vejam nosso site e leiam nossos novos artigos.