Cuidado com as falácias usadas em reuniões
- Nelson C Ribeiro
- 22 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Falácias são argumentos usados em falas ou escritas, com os quais, o protagonista tenta confundir a outra pessoa, usando exemplos ou amostras não validas.
Muitas vezes pode-se perder o poder de argumentação com alguém só porque o oponente utiliza de falácias. Ao desconhecê-las, fica-se sem resposta aos argumentos.
Há oradores que, indevidamente, utilizam as falácias em suas argumentações, tentando dar força e sustentação as suas afirmações, ou, então, menosprezando a fala do oponente.
Na verdade, as falácias são truques usados por pessoas que tentam ganhar seus discursos usando exemplos, fatos ou, ainda argumentos, que não representam uma verdade absoluta.
Há vários tipos de falácias. A seguir são exemplificados alguns:
1) substituição de personagens: quando uma pessoa tenta se substituir por uma personagem renomado e importante que pensa da mesma forma.
O Dr. João da Silva, o renomado médico, falou tal coisa, portanto, quem é você para falar o contrário?
Este tipo de falácia é usado para convencer o oponente de que a fala não poderá ser questionada devido à importância do personagem que a mencionou.
2) usar como exemplo um caso (amostra) não representativo do universo, tentando generalizar um fato como única opção possível.
Ex.: não é porque a ação de uma determinada empresa subiu em um determinado dia que a referida empresa está bem.
3) falsas dicotomias ou composições: tentar se igualar a este exemplo sem considerar que também existem exemplos opostos.
Ex.: a empresa X vai muito bem no atacado, portanto, o atacado é melhor que o varejo ou vice-versa.
4) cronologia dos fatos: supor que um caso deu certo porque antecedeu a outro, portanto esta é a ordem cronológica correta.
Ex.: aquele fato só deu certo, porque antes ocorreu outro.
5) distorcer ou exagerar fatos para poder destruir e refutar o argumento da outra pessoa.
Ex.: aumentar o teor do discurso não dito, levando o oponente a acreditar no absurdo da conclusão.
6) falsas causas: argumento que tal fato deve ser verdadeiro, pois, caso contrário, ocorreria um oposto, que deu errado.
Ex.: um caso contrário deu errado, portanto isto é sempre certo.
7) atacar a pessoa sem querer ouvir seu argumento sobre outra coisa qualquer, desconectado da pessoa.
Ex.: fugir do foco da conversar e atacar o personagem que está falando para diminui-lo.
São muitos os exemplos de falácias que acabam sustentando discursos que nem sempre são verdadeiros.
Portanto, ao entrar em reuniões, muito cuidado para não cair em armadilhas, na qual sua posição poderá ser menosprezada, somente porque seu oponente foi falacioso.
Boa semana a todos!
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