Cuidado, vender muito não é o suficiente
- Nelson C Ribeiro
- 29 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O Primeiro número do Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) é a venda, todos buscam vender mais, mas cuidado, a venda não é tudo.O que importa de fato é a busca pelo lucro líquido.
Em muitas situações empresariais, as vendas são indicativos iniciais de sucesso, mas não necessariamente representará o resultado final desejado.
Em consultorias realizadas, já deparemos com realidades de: “quanto mais se vendiam, mais se perdiam”, esta frase foi dada como resultado de um diagnóstico inicial, que fizemos, em uma grande fábrica e líder no seu segmento.
Esta é uma realidade muito triste e preocupante, que pode ocorrer em muitas empresas. Isso geralmente acontece quando as vendas são realizadas de forma insustentável, erradas, pelas quais os resultados podem ser considerados desastrosos.
Allguns exemplos:
· Margens erradas; vender produtos a preços que não cobrem os custos de produção, marketing e distribuição ou oferece descontos que reduzem a margem de lucro ao ponto de causar prejuízo.
· Lucratividade ruim; uma empresa pode ter altos volumes de vendas, mas se suas despesas forem muito altas, o lucro pode ser baixo ou até negativo, assim o lucro líquido, é um indicador mais preciso da saúde financeira da empresa.
· Recebíveis e prazos não cumpridos; não adianta e vender e não receber, é importante que os credores cumpram os compromissos assumidos nas datas corretas de pagamentos.
· Custos altos de penetração no mercado; algumas vezes a concorrência é muito acirrada e o custo de penetração no mercado é inviável.
· Custos financeiros caros; os prazos concedidos podem comprometer a rentabilidade devido ao custo do carregamento do dinheiro no tempo.
· Falta de objetivos e focos; focar nas vendas que agregam valor ao negócio, com objetivos claros e mensuráveis para a empresa, permitindo uma orientação precisa e direcionada, etc.
É muito importante analisar separadamente todas as linhas dos produtos vendidos, para se saber qual realmente agrega margem positiva para o resultado final da empresa.
Procure uma consultoria que possa lhe ajudar nesta análise mais detalhada.
Obrigado!
Vejam nosso site e leiam nossos blogs.