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Cuidado, vender muito não é o suficiente

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 29 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

O Primeiro número do Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) é a venda, todos buscam vender mais, mas cuidado, a venda não é tudo.O que importa de fato é a busca pelo lucro líquido.

Em muitas situações empresariais, as vendas são indicativos iniciais de sucesso, mas não necessariamente representará o resultado final desejado.

Em consultorias realizadas, já deparemos com realidades de: “quanto mais se vendiam, mais se perdiam”, esta frase foi dada como resultado de um diagnóstico inicial, que fizemos, em uma grande fábrica e líder no seu segmento.

Esta é uma realidade muito triste e preocupante, que pode ocorrer em muitas empresas. Isso geralmente acontece quando as vendas são realizadas de forma insustentável, erradas, pelas quais os resultados podem ser considerados desastrosos.


Allguns exemplos:

·      Margens erradas; vender produtos a preços que não cobrem os custos de produção, marketing e distribuição ou oferece descontos que reduzem a margem de lucro ao ponto de causar prejuízo.

·      Lucratividade ruim; uma empresa pode ter altos volumes de vendas, mas se suas despesas forem muito altas, o lucro pode ser baixo ou até negativo, assim o lucro líquido, é um indicador mais preciso da saúde financeira da empresa.

·      Recebíveis e prazos não cumpridos; não adianta e vender e não receber, é importante que os credores cumpram os compromissos assumidos nas datas corretas de pagamentos.

·      Custos altos de penetração no mercado; algumas vezes a concorrência é muito acirrada e o custo de penetração no mercado é inviável.

·      Custos financeiros caros; os prazos concedidos podem comprometer a rentabilidade devido ao custo do carregamento do dinheiro no tempo. 

·      Falta de objetivos e focos; focar nas vendas que agregam valor ao negócio, com objetivos claros e mensuráveis ​​para a empresa, permitindo uma orientação precisa e direcionada, etc.

 

É muito importante analisar separadamente todas as linhas dos produtos vendidos, para se saber qual realmente agrega margem positiva para o resultado final da empresa.

Procure uma consultoria que possa lhe ajudar nesta análise mais detalhada.

 


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