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Como analisar uma empresa?

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 21 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Para se entender uma empresa, precisamos começar analisando seus números, seus valores e sua comunicação.

               Grandes investidores não analisam somente os dados de curto prazo, mas, também os investimentos e tendências de médio e longo prazo das companhias.

               O mercado é muito ágil e sempre está de olho em boas e más notícias para poder comprar ou vender participações.

               Normalmente as ações de uma empresa são compradas ou vendidas quando estas estão abaixo ou acima do seu valor potencial.

               Para saber se as ações de uma empresa estão sub ou super avaliadas, os analistas procuram os relatórios divulgados pela referida empresa, buscam informações, notícias, tendências de mercado e projetos de investimentos divulgados.

               Quanto maior for o número de informações divulgadas, de relatórios auditados e a transparência da empresa, maior será a confiança do investidor em querer comprar ações e vice-versa.

               As demonstrações de resultados do exercício (DRE), balanços, fluxos de caixa e relatórios são fundamentais para mostrar o real potencial da empresa.

 Em relação à análise de relatórios, o investidor quererá saber sobre:

·       vendas;

·       margens brutas;

·       lucro bruto;

·       despesas operacionais;

·       margens operacionais;

·       ebitda;

·       resultados financeiros, juros praticados;

·       lucro líquido;

·       impostos pagos e a pagar;

·       ativo;

·       créditos;

·       passivo;

·       contas a pagar;

·       créditos com instituições financeiras;

·       patrimônio líquido;

·       grau de alavancagem operacional e financeira;

·       dívidas de longo prazo;

·       prazos e liquidez;

·       capital de giro necessário;

·       ativo imobilizado;

·       tipos de investimentos;

·       obsolescência;

·       passivos de curto e longo prazo;

·       índices financeiros diversos;

·       necessidade de caixa de curto, médio e longo prazo;

·       caixa gerado ao longo do tempo;

·       caixa operacional, financeiro e de investimento;

·       processos em andamentos;

·       análise de débitos e créditos fiscais;

·       ativos intangíveis, valor da marca;

·       lucros acumulados;

·       nível de risco;

·       retorno sobre investimentos, ROIC,

·       cálculo do EVA;

·       índices de gestão;  

·       gestão de recursos humanos;

·       os principais acionista e corpo diretivo;

·       ações preferenciais e ordinárias;

·       potencial de expansão;

·       valores, governança;

·       valuation etc.

               No final, o importante é saber se a empresa é um gerador potencial de caixa ou uma distribuidora de valor.

               A avaliação da empresa deve ser de curto, médio e principalmente de longo prazo, ou seja, devemos procurar saber se existe vantagem competitiva consistente e durável ao longo do tempo.

               A previsão de valorização de uma ação não é uma tarefa fácil e exata, pois o mercado oscila e as vezes é especulativo no curto prazo, portanto, para se fazer uma boa análise de investimentos e poder investir com menor risco, devem-se, antes de mais nada, analisar com muito cuidado os dados numéricos e informações das empresas, procurado fazer projeções de cenários de continuidade de longo prazo.

               Devemos primeiro mergulhar nos números das empresas e informações, procurando fazer projeções de cenários de continuidade de longo prazo, para se poder investir com menor risco.

 

Boa semana a todos !

Vejam nosso site e leiam nossos artigos e obrigado.

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