top of page

Gestão Econômica, Inflação e Dívida, dois Vilões

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 21 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2023

ree

Sabemos que a inflação é o desajuste de preços causado pela economia, devido aos gastos excessivos do governo, que é normalmente provocado por emissões de papel moeda.

O governo quando gasta mais do que recebe se financia ou por emissões de papel moeda o que gera inflação, e que é facilmente percebido pelo cidadão ou por emissões de títulos públicos o que resulta em aumento de dívida interna, que é mais oculto aos cidadãos e poucos acabam acompanhando e sabendo o status da dívida do país.

A deterioração da economia brasileira se pode ver pela queda da produção, pela ociosidade de algumas industrias, pela fuga de capitais e pelo aumento do endividamento público, pelo desemprego, pois os gastos do governo são maiores que suas receitas, e acaba sobrando pouco recurso para os quesitos básicos, educação, saúde e saúde.

Para aqueles cidadãos que tem mais 40 anos já viram este “inimigo” chamado inflação ou pior, viram a hiperinflação, passar em nosso território, tivemos inúmeros planos econômicos e intervenções governamentais que foram feitas pelos governos e não surgiram efeito, porque na verdade não se controla inflação com decretos e sim por gestão da economia.

Como disse a inflação é um agente financiador do governo, mas esta não é a única a dívida é outra ferramenta usada para cobrir os gastos públicos, as vezes o cidadão pode achar que está tudo bem por ter uma inflação baixa, mas este não sabe que a dívida interna não para de subir devido a emissão de títulos públicos.

Para se sanar esse problema, os Governos precisam tonar algumas providências, para que a economia mude o seu rumo, pois o erro está na administração e não nos instrumentos utilizados, como por exemplo a taxa de juros.

Precisamos urgente de uma reforma fiscal e tributária e o Estado necessita gastar menos do que recebe, faz se necessário que os impostos diminuam, mas que mais contribuintes paguem os seus impostos, pois sabemos que ainda temos uma enorme evasão fiscal, vivemos em um país com uma alta taxa de impostos e tributos., principalmente sobre o consumo.

O número de impostos, taxas, contribuições e suas complexidades são enormes, nenhum pais do mundo tem um sistema tributário tão complexo e difícil como nosso, que exige das empresas com seus contadores controles a altos gastos e tempo, para manter suas contas com o governo em dia, portanto , temos que fazer uma reforma tributária urgente para além de tudo, também simplificar esta arrecadação.

É muito fácil aumentar e criar impostos, a experiencia tem mostrado isto, pois a carga tributária do Brasil só aumenta com o passar dos anos e por outro lado o contribuinte tem pouca coisa de volta, porque o governo gasta muito e mal.

Precisamos alocar melhor os recursos em projetos que nos traga mais retorno e ou benefícios sociais aos brasileiros como por exemplo.: Saúde, Educação e Segurança, que nos é garantido por lei, mas poucos tem de fato.

Portanto, para mudar este cenário, os governos precisam sim fazer as reformas necessárias dentre elas a tributária, abaixar as alíquotas e cobras de mais gente e sobretudo reduzir seus próprios gastos e investir com mais retorno e bem-estar social.

Enquanto isto, nos resta fazer nossas contas, e não nos descuidar das contas que podemos controlar, quer seja nas empresas e ou nas nossas casas, para não nos perdermos em dividas também.


Bom dia

Nos siga em nossa rede e no site e leia nossos artigos semanais

bottom of page