top of page

O Efeito da inflação sobre as demonstrações financeiras e contábeis.

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 5 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura

ree


É bem conhecida a nefasta influência da inflação sobre a economia, bem como a dificuldade de se manter lucros nessas circunstâncias. Muitos economistas estudam, mas não conseguem resolver facilmente esse assunto a fim de se contornar este problema em seus países.

               Inflação alta produz efeitos tão significativos e desastrosos nas empresas, fazendo que haja distorções nas demonstrações financeiras e contábeis.

               A Inflação deriva principalmente de desajustes de contas publicas ao longo dos tempos, onde o governo acaba emitindo moeda para arcar com seus gastos ou se endivida emitindo títulos públicos.

               No Brasil, desde o plano real, não há mais a correção monetária dos balanços, mas, mesmo com uma inflação na casa de um digito ao ano, ao longo do tempo acaba ocorrendo distorções nas demonstrações. Lembrando que já tivemos no passado recente uma inflação de dois dígitos ao ano.

              Discute-se a necessidade de correções destas variações a partir de certo valor percentual de inflação acumulada, mas infelizmente, não podemos ainda fiscalmente corrigir este efeito inflacionário de anos.

               Dessa forma, seria interessante, que houvesse um método permitido, que pudesse ser aplicado nos relatórios e que refletisse melhor o efeito das variações dos preços. Assim o demonstrativo financeiro teria dados mais próximos da realidade da empresa.

 

 

Boa semana a todos!

Vejam nosso site e leiam nossos artigos.

www.crsolution.com.br         

bottom of page