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Calculando, avaliando e gerenciando os valores das companhias

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 17 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Em finanças falamos, que se você não mede, você não gerencia, se você não gerencia, você não poderá tomar a melhor decisão.

Tudo deve ser mensurado, calculado com formulas, métricas e parâmetros, sem isso, dificilmente a empresa sobreviverá ao longo dos tempos sem amargar consequências sérias.

O fato é que o mundo é muito dinâmico e suas mudanças estão cada vez mais rápidas e constantes, com uma competitividade acirrada sem precedente na história, portanto a única certeza que temos é que tudo mudará.

Por estas e outras razões, dizemos que não basta conhecer a empresa, seu passado, seu produto, seu mercado, sua equipe, seus fornecedores e seu know-how, pois tudo está mudando rapidamente e uma empresa lucrativa ontem, pode rapidamente carregar enormes prejuízos sem precedentes.

Dizemos, que: a inovação; tecnologia; treinamento humano; investimentos, etc., deve ser monitorado constantemente, e só fazemos isto com boas métricas comparativas e com muitos cálculos financeiros.

Lembrando sempre, que não podemos descuidar nunca de algumas ferramentas como o: ebida, tax, giro, margem, custos, despesas, grau de risco, ke, ki, wacc,  roic, eva, nopat, alavancagem ideal, índices, kpi’s, beta, cobertura de estoque, prazos médios, bcg, swot, juros, taxas, budget, fluxo de caixa, lucro líquido, notas, etc..., ou seja, devemos monitorar desde o número mais simples e fácil até chegarmos no valor da empresa.

As vezes esta tarefa de trazer novas práticas, melhorias e métricas continuas não são fáceis de se conseguir internamente, devido a inúmeras variáveis como: a correria da operação do dia a dia; a falta de oportunidades; a desconfiança interna; o medo; a burocracia e meritocracia acabam vedando os olhos de quem está dentro da empresa e ligado na inercia do fazer a mesma coisa sempre.

Qualquer que seja o investimento, envolverá uma análise mais detalhada para entender a posição da empresa no mercado e quais são as melhores alternativas para aquele recurso.

Para se analisar o valor existem várias técnicas desde as mais simples como múltiplos setoriais até modernos mais personalizados e adequados a cada empresa como o DFC por exemplo.

O DFC (Fluxo de Caixa Descontado): avalia o valor presente dos fluxos de caixas esperados, descontando a uma taxa calculada que reflete o risco intrínseco da empresa

A fórmula é: V= ∑   FC t​ / (1*r)^t​ , onde “V” = o FC t, que é o fluxo de caixa no período “t” descontado a taxa “r”.

Resumindo: O cálculo, avaliação e gerenciamento dos valores da companhia, exigem uma compreensão aprofundada das finanças, do mercado, e da estratégia a ser adotada. Manter uma disciplina de acompanhamento, análise é fundamental para buscar a máximacão dos valores da companhia e garantir seu valor a longo prazo.

Devemos analisar sempre os valores gerado, pois esta é medida principal de desempenho de qualquer empresa, tendo com objetivo principal o retorno sobre o capital investido na companhia.

Procure uma consultoria, para ajudar em seus, problemas, métricas e elaborar junto um desenvolvimento estratégico de ganho de Valor.

 


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