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Entenda o que é uma Fusão Empresarial

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 25 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2023


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É muito comum ver acionistas receberem propostas de junções de empresas por meio de fusões e aquisições, ou seja, comprando, vendendo ou trocando ações entre elas.

Isso ocorre muito, porque o mercado está cada vez mais competitivo e é mais fáceis empresas maiores sobreviverem do que empresas menores.

A fusão é a união de forças, de conhecimentos, no qual, normalmente, na fusão normalmente 1 + 1 > 2, porque há o sinergismo entre elas, o que possibilita cortes de gastos.

Todavia nem tudo é um mar de rosas nas fusões. As empresas possivelmente encontrarão choque culturais; de valores e de objetivos; sistemas etc.

O que deve ser realizado antes, durante e depois da fusão?


Antes da Fusão:

Para que uma fusão seja bem-sucedida, com benefícios, as empresas precisam se entender. Saber quais são os ativos e passivos ocultos de cada uma. Para tanto, há necessidade de estudos prévios e trocas de informações por meio de reuniões, com contrato de confidencialidade, denominado Non Discloused Argreement (NDA). Assim, os interessados se comprometem a estudar por um tempo a empresa e não poderão divulgar as informações a terceiros.

Esse estudo é importante, porque os empreendedores precisam saber o perfil da empresa: dívidas, potencial de crescimento, o histórico e vivência do empreendedor, possíveis dificuldades na integração etc. Além disso, analisar o momento do mercado e determinar o melhor momento para realizar a fusão.

A troca de informações precisa ocorrer de forma muito transparente. Nada pode ser ocultado. Informações escondidas podem ser descobertas e arranhar a aliança. Gerar problemas futuros e, até mesmo, processos.

Os empreendedores interessados devem analisar o momento certo, o potencial de crescimento, o mercado atuante, o histórico, as possíveis dificuldade na integração das empresas, etc.

Recomenda-se contratar uma consultoria especializada para ajudar na análise geral (Due Diligence), incluindo a avaliação dos riscos envolvidos da empresa. Os riscos podem ser muitos e alguns podem estar ocultos: processos diversos; impostos não pagos e não autuados ainda; riscos contábeis; riscos comerciais etc.


Após a Fusão realizada:

Uma vez analisada e decidido pela fusão, quer seja com compra ou troca de ações, elabora-se o cronograma de seu planejamento com o envolvimento de todas as áreas da empresa, principalmente, os recursos humanos, o administrativo, o financeiro e os sistemas de informação.

Para o acompanhamento da fusão, recomenda-se a contratação de consultores externos, principalmente, para os ajustes na integração. O trabalho deve ser rigoroso, detalhado e com cobranças.

As atividades da fusão demorarão algum tempo para serem realizadas e dependerão de muito de um bom planejamento e cronograma de atividades, com a participação ativa dos usuários chaves, que terão metas e prazos para cumprirem.

O trabalho é grande e pode demorar meses para ficar totalmente ajustado, por isso é importante comprometido do time e especialistas internos e externos à empresa acompanhando o cronograma de implantação.

A fusão é um trabalho que exigi muita atenção, análise e dedicação para que o resultado seja o melhor possível e que todos (colham) possam colher benefícios (seus resultados - repetido) no futuro próximo.




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