top of page

Grafistas ou Fundamentalistas ?

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 13 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2024


ree

Os analistas usam alguns indicadores básicos das ações de acordo com o desempenho da empresa a curto, médio e longo prazo, para se saber se é hora de comprar uma ação ou vendê-la.

Esta avaliação é difícil, pois não existe uma resposta exata, para prever o futuro de uma ação, e vai depender de inúmeros fatores econômicos, financeiros e psicológicos, do mercado que é muito ágil.

O Valor de uma empresa de capital aberto é ditado pelo seu desempenho financeiro, sua produtividade e sua capacidade de gerar caixa para o acionista a longo prazo.

Os investidores com maiores conhecimentos financeiros usam dois tipos de metodologia, a saber:

·       Grafistas:

Os grafistas, como o próprio nome já fala, analisam os gráficos e formam suas conclusões dos fatos e tentam projetar o futuro conforme a projeção e a tendência do gráfico analisado e o mercado.

Esta técnica se apoia em estatísticas para tentar visualizar o movimento futuro dos valores das ações, partindo do pressuposto de que os preços das ações refletem as informações disponíveis sobre a empresa.

Essa análise foca na variação das ações no passado e na cotação da ação atual do mercado e tenta prever se a ação está barata e deve ser comprada ou o contrário, se a ação está cara e deve ser vendida.

·       Fundamentalistas:

Os analistas que trabalham com esta técnica, procuram mais o fundamento da ação, ou seja, quais são as variáveis que farão com que a empresa no futuro gere mais ou menos caixa.

As variáveis de uma empresa são vistas e precificadas pelo mercado acionário, portanto esta técnica não se preocupa muito com o gráfico passado, mas sim com os fundamentos que trarão bons ou maus resultados para a empresa no passar dos tempos.

Essa abordagem visa mais o comportamento de longo prazo, olhando para as vendas da empresa, os contratos, seus números contábeis e financeiros projetados, seu comando, seu segmento, a política, o risco país, a situação global para tal segmento, a taxa de juros, a inflação etc.,

Os fundamentalistas buscam muitas informações no mercado sobre a empresa hoje e como deverá ser no futuro de acordo com a conjuntura e cenário esperado, com isto os analistas recomendam a compra ou a venda da ação de uma determinada empresa

Desta forma, as análises podem ser vistas sob ponto de vistas diferentes, dependendo das variáveis levantadas, podendo ser recomendada por um analista e não por outro.

Concluindo, é muito importante se ter os dados financeiros e contábeis da empresa para se poder analisar seu histórico, suas vendas e suas possíveis projeções de acordo com sua evolução e desempenho recente.

Para qualquer investidor, o que interessa de fato é ter ganho no bolso, logo a melhor análise busca projetar os números e saber quanto vale o caixa da empresa, trazido a valor presente e comparar com seu preço no mercado.

Quanto maior for o número de dados disponíveis pela empresa e pelo mercado, melhor será a possibilidade de se prever seus valores a médio e longo prazo.

Entre as estratégias para se investir em bolsa, a escolha das ações com bons números e bons fundamentos e maiores potenciais de valorização, ou seja, a estratégia de longo prazo.

O bom operador de ações precisa estar atento e acompanhar a precificação de suas ações e cautela e paciência, quanto à volatilidade da ação no mercado.

Cuidado, a bolsa de valores no curto prazo é uma muito especulativa e pode reservar grandes surpresas e fortes emoções, por esta razão todo investimento deve ser visto preferencialmente no longo prazo e sempre com muita análise de dados da empresa, e cenários possíveis, dito também pelo famoso e megainvestidor Warren Buffett.

 

Boa semana a todos!

Vejam nosso site e leia nossos artigos.

www.crsolution.com.br            

bottom of page