A Importância da Governança Corporativa
- Nelson C Ribeiro
- 30 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A Governança corporativa é um conjunto de regras, ações e práticas, que buscam a responsabilidade, transparência e segurança para os seus acionistas, funcionários e demais interessados na empresa.
A corrupção está implantada em várias áreas da gestão de países, empresas e famílias, contratos simulados, pagamento de propinas, são práticas abomináveis, porém é comum de acontecer.
Sabemos que com a corrupção somente uns poucos “espertos”, levam vantagens e a sociedade como um todo, sempre perde.
As empresas precisam estar atentas cada vez mais a sua governança corporativa, além dos seus problemas financeiros, de concorrência, mercado, logísticos e estratégicos.
As empresas têm que ter ao mesmo tempo valores e regras muito claras e mecanismos de controles destas corrupções para evitar e neutralizar as tentativas de fraudes.
As práticas da governança podem variar de empresa para empresa, mas todas devem buscar um só objetivo, segue alguns pilares da governança corporativa:
1. Valores corporativos;
2. Composição de um conselho;
3. Responsabilidade;
4. Transparência nas informações;
5. Auditorias de contas;
6. Sustentabilidade;
7. Processos bem definidos;
8. Evitar conflitos;
9. Continuidade, etc.
Com sistemas de auditoria e vigilância continua as empresas devem implantar a governança de suas empresas afim de evitar desgastes, perdas e coisas ainda piores.
Todas empresas precisam de um bom gerenciamento de riscos, e focar nas suas regras, valores implantando uma política de governança corporativa com austeridade.
Quanto maior for a governança corporativa implantada na empresa, maior será a credibilidade e consequentemente o seu no mercado.
Por outro lado, quanto menor for o controle e investimentos em regras e auditorias de uma empresa, mais rápido poderá ser a sua degradação.
Toda empresa com uma boa governança, promove ganhos e segurança para todos envolvidos.
Obrigado!
Vejam nosso site e leiam nossos blogs.