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Benefícios da Consultoria Empresarial na Reestruturação da Organização

  • Foto do escritor: Nelson C Ribeiro
    Nelson C Ribeiro
  • 19 de nov.
  • 3 min de leitura
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A contratação de uma consultoria externa para a reestruturação econômica e financeira de uma empresa gera resultados diretos e positivos em diversas áreas, atuando com objetividade e visão especializada.

Os principais benefícios esperados do processo de reestruturação são:

  •   Visão independente, imparcial e estratégica;

  •   Experiência de trabalhos e outras empresas;

  •   Análise técnica e embasada em estudos;

  •   Análise mercadológica do ambiente interno e externo;

  •   Estudo de Cases de Sucesso;

  •   Visão de Auditor externo;

  •   Treinamento, orientação para a redução do turnover;

  •   Melhoria de Rentabilidade;

  •   Aumento da Produtividade da Equipe interna;

  •   Melhoria na satisfação dos colaboradores e clientes;

  •   Redução dos Conflitos Internos;

  • Visão de risco empresarial;

 

Reestruturação Econômica e Financeira

A consultoria desenvolve uma abordagem personalizada e executa um escopo detalhado para garantir a recuperação e o crescimento sustentável do negócio.

A Reestruturação Econômica e Financeira será analisada de acordo com a situação da empresa, montando um plano para a recuperação e o crescimento do negócio.

A Consultoria realizará uma análise profunda da situação financeira da empresa, avaliando relatórios, situações de risco e indicadores-chave das áreas de maiores problemas.

Pontos de destaques na Reestruturação:

  •      Identificação de Problemas: Determinação dos desafios centrais, como falta de caixa, dívidas elevadas e ineficiências operacionais;

  •       Diagnóstico Financeiro: Análise dos relatórios financeiros e contábeis (fluxo de caixa, DRE, Balanço, endividamento, liquidez e rentabilidade);

  •       Revisão de Processos: Análise de fluxos de trabalho e processos operacionais para identificar ineficiências e implementar melhorias;

  •       Foco da Ação: Descrição da Atividade Executada pela Consultoria;

  •       Redução de Conflitos entre Sócios: Entendimento, negociações e diálogos entre as partes mostrando caminhos para os acertos e soluções para evitar perdas para as partes envolvidas; 

  •       Redução de Custos: Identificação e eliminação de gastos desnecessários, otimização de processos e renegociação de contratos, sem comprometer a qualidade;

  •       Avaliação de Ativos: Analisar os ativos e oportunidades de vender os não essenciais ou subutilizados para gerar fluxo de caixa;

  •       Renegociação de Contratos existentes: Orientar sobre a documentação existentes e necessária, incluindo contratos de locação, plano de usos e garantias;

  •       Busca por Aumento nas Receitas: Identificação de oportunidades para expandir mercados, lançar produtos/serviços e aprimorar as estratégias de vendas e marketing;

  •       Comunicação: Comunicação transparente dos esforços de reestruturação aos stakeholders (internos e externos) para manter a confiança;

  •       Gestão de Pessoas: Avaliação e alinhamento da estrutura organizacional e da força de trabalho com os objetivos de Redução de Turnover e satisfação do colaborador;

  •       Análise dos termos e condições de novos negócios: Assinatura de contratos e a conclusão dos procedimentos necessários;

  •       Plano de Sustentabilidade: Implementação de medidas para garantir a saúde financeira a longo prazo, prevenindo futuras dificuldades;

  •       Monitoramento e Controle: Definição dos Objetivos chaves e KPIs (Indicadores chaves de Desempenho) para acompanhamento e ajustes;

  •       Planejamento de Recuperação: Elaboração de um plano estratégico para a otimização de recursos;

 

Apoio na captação financeira e adequação de caixa.

A consultoria também oferece suporte na busca e obtenção de financiamento, otimizando o processo de Análise e captação de novos recursos.

  1.   Gestão de Dívidas: Avaliação e desenvolvimento de estratégias para reestruturar ou refinanciar o endividamento, incluindo a negociação de prazos e taxas;

  2.   Avaliação e Definição: Identifica a finalidade e define o montante de crédito necessário (expansão, capital de giro, etc.), baseando-se em projeções financeiras.

  3.   Análise do melhor tipo de financiamento: Busca de alternativas mais adequadas ao negócio a um menor custo, como empréstimos a prazo, linhas de crédito rotativo e financiamento de projetos;

  4.   Seleção e Negociação: Pesquisa de instituições financeiras, avaliando o tipo de crédito mais adequado e conduz as negociações para obter as melhores taxas, prazos e condições. 

  5.   Análise e Documentação: Prepara demonstrações financeiras detalhadas (Balanço Patrimonial, DRE, Fluxo de Caixa) e organiza a documentação completa para solicitação e garantias.

  6.   Fechamento: Orienta a organização até a aprovação e a assinatura final dos contratos. 

 

CONCLUSÃO:

A Consultoria avaliará os processos operacionais da organização para identificar ineficiências e oportunidades de melhoria. Isso pode resultar em mudanças nos fluxos de trabalho e na adoção de melhores práticas.

Desenvolverá um plano de recuperação que aborde as causas dos problemas que prejudicam a empresa, com estratégias para a melhoria dos custos.

Buscará aumento das receitas, reestruturação de dívidas e otimização de recursos, sem prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços. Isso pode incluir a eliminação de gastos desnecessários, otimização de processos e renegociação de contratos.

Desenvolverá um plano que busque a sustentabilidade financeira da organização a longo prazo. Isso envolve a implementação de medidas para evitar futuras dificuldades financeiras.

 


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