Governança Corporativa e a busca pela Transparência Empresarial
- Nelson C Ribeiro
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
A governança corporativa é o conjunto de sistemas, processos, regras e práticas corporativas utilizados gerir melhor uma empresa e proteger todos os interessados.
Um dos pontos mais importante na governança é a busca pela transparência das informações e dados da empresa com o objetivo de se ter maior confiança na organização.
As fraudes, as corrupções, as propinas, os subornos, os desvios e as simulações de operações fraudulentas são muito criativos e estão enraizadas em muitas empresas.
Constantemente deparamos com escândalos nos jornais de empresas privadas e, até mesmo, de públicas sobre fraudes e corrupções. Na Itália, há 2 décadas, houve a operação “mãos limpas”. No Brasil tivemos a “lava jato”.
O escritor italiano, Humberto Eco, escreveu romance, denominado “Número zero”, sobre esses fatos. Enquanto o alemão, Zygmund Bauman, nomeou nossa sociedade de “sociedade líquida”.
Para prevenir ou detectar esses atos ilícitos, é de suma importância estabelecer a governança corporativa na empresa. Isso pode ser realizado, por exemplo, por meio do uso de softwares de informação e contração de consultores que analisarão as informações e relatórios da empresa.
Só com metas; checagem contínua e tolerância zero pode-se minimizar muito dos problemas decorrentes desses desvios de conduta.
Além disso, todas empresas precisam se preparar para atender ao fisco e fazer varreduras em suas operações e em seus dados internos como forma de verificar desvios de conduta.
Em tempos de informatizações rápidas e speeds as empresas devem se preocupar muito com possíveis multas e autuações fiscais por erros de entregas de arquivos.
As organizações que tem um sistema integrado a softwares específicos de auditoria fiscal, contábil, que concilia e corrigi no tempo certo os erros, não intencionais, antes de enviar seus dados ao fisco ganham muito.
A transparência traz inúmeros benefícios a empresas, como, por exemplo:
· ganho financeiro;
· credibilidade externa;
· acesso a investimentos e financiamentos;
· normatizações e regras de condutas claras;
· respeito dos colaboradores;
· economia fiscal com software de gestão;
· mitigação de riscos;
· gestão eficiente do negócio;
· recursos humanos; (faltou explicar o quê ???)
· busca pela ética;
· criação de parâmetros de responsabilidades;
· criação de empresa mais sustentável no longo prazo;
· ganho de valor no mercado.
Implante a governança em sua empresa; busque softwares de conciliação, auditoria e BI (Business Intelligence) e tenha sempre ao seu lado uma consultoria independente, que possa ajudá-lo na busca de melhores desempenhos e transparência de sua empresa.
Obrigado!
Vejam nosso site e leiam nossos blogs.